Sabão caseiro com óleo velho de cozinha

Você sabe o que aquele simples resto de óleo utilizado para fritar alimentos em sua casa pode causar ao meio ambiente se descartado de forma errada? Ele pode contaminar até 10 mil litros de água se descartado em ralos de pia, ou descargas de banheiro. para ajudar a preservar o meio ambiente você pode reutilizar esse óleo velho e transformá-lo em sabão em barra.

O processo de produção é muito simples e pode ser feito em casa por qualquer pessoa.

Além disso pode ser uma fonte de renda extra.

Receita

Para a sua receita você vai precisar desses materiais para fazer um bom sabão caseiro.

Ingredientes:

2 litros de óleo de cozinha usado

400 gramas de soda cáustica (NaOH)

1 litro de água morna

Meio litro de amaciante para roupas

1 balde grande de alumínio, ou algo para colocar o sabão.

Modo de preparo

Passe por uma peneira os seus 2 litros de óleo usado, para a retirada das impurezas e guarde um pouco em um recipiente.

Acrescente a um balde de alumínio grande, os 400 gramas de soda cáustica com 1 litro de água morna (cuidado: use máscara, óculos e luvas de proteção pois a mistura vai ferver e liberar gases tóxicos que podem levar a queimaduras).

Agora acrescente os 2 litros de óleo velho, misture por cerca de 20 minutos com uma colher de madeira, até que a mistura fique consistente, agora adicione o amaciante de roupas para dar maciez ao seu sabão e um bom cheirinho.

você deve colocar o sabão em um recipiente diferente que auxilie no corte do sabão na forma que desejar, deixe secar por 2 dias, o ponto para a retirada do sabão é quando ficar branco.

Dica

O sabão caseiro é ótimo para preservar a qualidade do tecido, age como um "tira manchas" e deixa menos resíduos nas roupas. além dos benefícios de utilizá-lo você pode fazer dele uma renda extra, vendendo pra sua vizinha, amigos, parentes e até mesmo desconhecidos!

Dicas e Truques
confira

MAIS CURIOSIDADES

Benefícios do espinafre

Benefícios do espinafre

O espinafre (Tetragonia - tetragonoides) é um vegetal de folhas verdes que teve origem na Pérsia, ele ficou bastante conhecido no mundo todo por ser responsável pela força do marinheiro Popeye nos desenhos, os benefícios dessa hortaliça vão além de fortalecer os músculos, é uma planta anual que cresce até cerca de 30 cm de altura.

Comidas típicas de festa junina

Comidas típicas de festa junina

Uma das comemorações mais populares no Brasil é a festa junina, que agrada pessoas de todas as idades e é caracterizada por suas músicas, fantasias, comidas típicas e danças animadas.

Conheça os principais tipos de óleo

Conheça os principais tipos de óleo

Óleo de girassol, linhaça, milho, dendê, soja, oliva. Saiba qual óleo utilizar na sua receita. Conheça o comportamento dos tipos de óleo em diferentes temperaturas.