Sabão caseiro com óleo velho de cozinha

Você sabe o que aquele simples resto de óleo utilizado para fritar alimentos em sua casa pode causar ao meio ambiente se descartado de forma errada? Ele pode contaminar até 10 mil litros de água se descartado em ralos de pia, ou descargas de banheiro. para ajudar a preservar o meio ambiente você pode reutilizar esse óleo velho e transformá-lo em sabão em barra.

O processo de produção é muito simples e pode ser feito em casa por qualquer pessoa.

Além disso pode ser uma fonte de renda extra.

Receita

Para a sua receita você vai precisar desses materiais para fazer um bom sabão caseiro.

Ingredientes:

2 litros de óleo de cozinha usado

400 gramas de soda cáustica (NaOH)

1 litro de água morna

Meio litro de amaciante para roupas

1 balde grande de alumínio, ou algo para colocar o sabão.

Modo de preparo

Passe por uma peneira os seus 2 litros de óleo usado, para a retirada das impurezas e guarde um pouco em um recipiente.

Acrescente a um balde de alumínio grande, os 400 gramas de soda cáustica com 1 litro de água morna (cuidado: use máscara, óculos e luvas de proteção pois a mistura vai ferver e liberar gases tóxicos que podem levar a queimaduras).

Agora acrescente os 2 litros de óleo velho, misture por cerca de 20 minutos com uma colher de madeira, até que a mistura fique consistente, agora adicione o amaciante de roupas para dar maciez ao seu sabão e um bom cheirinho.

você deve colocar o sabão em um recipiente diferente que auxilie no corte do sabão na forma que desejar, deixe secar por 2 dias, o ponto para a retirada do sabão é quando ficar branco.

Dica

O sabão caseiro é ótimo para preservar a qualidade do tecido, age como um "tira manchas" e deixa menos resíduos nas roupas. além dos benefícios de utilizá-lo você pode fazer dele uma renda extra, vendendo pra sua vizinha, amigos, parentes e até mesmo desconhecidos!

Dicas e Truques
confira

MAIS CURIOSIDADES

Comidas típicas de festa junina

Comidas típicas de festa junina

Uma das comemorações mais populares no Brasil é a festa junina, que agrada pessoas de todas as idades e é caracterizada por suas músicas, fantasias, comidas típicas e danças animadas.

Temperos naturais

Temperos naturais

Temperos naturais fazem toda a diferença na hora de cozinhar. São acrescentados ao alimento para dar sabor, aroma, cor ou realçar o seu paladar. A utilização dos temperos é muito variável, ou seja, muitas vezes o seu uso vai de acordo com os hábitos e tradições regionais.

Benefícios do maracujá

Benefícios do maracujá

Maracujá, do tupi (mara kuya) "fruto que se serve" ou "alimento na cuia" é um fruto produzido pelas plantas do género Passiflora, também conhecida como maracujazeiro, é espontânea nas zonas tropicais e subtropicais da América, e uma das frutas mais produzidas no Brasil, veja quais os benefícios do maracujá para a saúde.