Temperos naturais

Temperos naturais fazem toda a diferença na hora de cozinhar. São acrescentados ao alimento para dar sabor, aroma, cor ou realçar o seu paladar. A utilização dos temperos é muito variável, ou seja, muitas vezes o seu uso vai de acordo com os hábitos e tradições regionais.

Temperos. Não há nada melhor do que uma comida bem temperada, mas você sabe qual é o melhor tempero para cada tipo de alimento? Para te ajudar nisso separamos alguns dos temperos mais utilizados na culinária brasileira com dicas de uso e alguns dos seus benefícios.

Hortelã

Uma planta medicinal e aromática, com propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos, rico em cálcio antibacteriana e analgésica.

Dica de uso: molhos, saladas, geleias, refrescos.

Temperos Nat 03
Manjericão
Uma erva aromática rica em óleos essenciais, como geraniol, eugenol e linalol, com propriedades antiespasmódica, digestiva, diurética e antioxidante.

Dica de uso: massas, saladas e molhos.

Temperos Nat 04
Cebolinha
Uma planta originária da china, contém antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias em grande quantidade.

Dica de uso: crú ou cozido bom para sopas, saladas, massas e molhos.

Temperos Nat 05
Tomilho
Uma erva aromática da espécie Thymus vulgaris, que além ser usado na culinária para dar sabor e aroma aos preparados, também possui propriedades medicinais anti-inflamatórias e antioxidantes.

Dica de uso: crú ou cozido bom para sopas, saladas, massas, tofu e molhos.

Temperos Nat 06
Alecrim
Uma erva aromática comum na região do mediterrâneo, além de ser conhecido por seu aroma e sabor, o alecrim possui diversos benefícios para a saúde, como melhora da digestão e alívio da dor de cabeça.

Dica de uso: batata assada, refogados, legumes, carnes, peixes e pão.

Temperos Nat 07
Orégano
Uma planta aromática muito utilizada para temperar os alimentos, digestivo e rico em vitamina B6.

Dica de uso: legumes, carnes, molhos, saladas, pizza, macarrão e peixes.

Temperos Nat 08
Coentro
Uma planta glabra, da família Apiaceae, de flores róseas ou alvas, pequenas e aromáticas, rico em polifenóis, fitoquímicos e carotenoides; ajuda no controle do açúcar no sangue e tem efeito anti-hiperglicemia.

Dica de uso: sopas, peixes e frutos do mar.

Temperos Nat 09
Salsa
Uma planta medicinal que possui propriedades diurética, antioxidante, antibacteriana, antidiabética.

Dica de uso: pasta de castanhas, tomate, pão, sopas e feijão.

Temperos Nat 10
Louro
Uma folha aromática comumente usada na culinária, rica em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C possui ação diurética, antifúngica e Anti-inflamatória.

Dica de uso: feijão, legumes, carnes, peixes.

Temperos Nat 11
Alho-poró
Um vegetal que pertence à mesma família que as cebolas e os alhos, tem efeito antibacteriano, antiviral, antifúngico, anti-inflamatório e antioxidante.

Dica de uso: sopas, molhos, risotos, omeletes e no arroz branco.

Temperos Nat 12
Sálvia
Uma pequena planta perene subarbustiva, com caules lenhosos, folhas acinzentadas, contém propriedades medicinais com ação antioxidante e anti-inflamatória, ajuda a aumentar a imunidade, prevenir (e tratar) gripes e resfriados.

Dica de uso: carnes, peru, frango, grãos, ovos, queijos, legumes e massas.

Temperos Nat 13
Açafrão
Uma planta da família das iridáceas, utilizado desde a antiguidade como especiaria, principalmente na culinária do mediterrâneo, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que melhoram a produção de insulina, regulando os níveis de glicose no sangue.

Dica de uso: molhos, carne vermelha, frango, peixes, vários tipos de arroz, sopas, legumes e verduras.

Temperos Nat 14
Noz-moscada
Uma semente moída, do gênero myristica de uma árvore perene de folhas escuras, é um estimulante cerebral, removendo esgotamento mental, estresse, fadiga e melhorando a capacidade de concentração.

Dica de uso: bebidas como cappuccino, molhos, tortas, doces, carnes, legumes e purês.

Temperos Nat 15
Curry
De origem indiana, uma mistura de ingredientes como açafrão, gengibre, noz-moscada, pimentas de diferentes tipos, canela e cominho, tem ação antioxidante, auxilia no combate ao envelhecimento da pele, melhora a digestão e alivia os sintomas da asma.

Dica de uso: : carnes, peixes, aves, molhos, sopas de peixes, moluscos, assados e cozidos em geral.

Temperos Nat 16
Temperos
confira

MAIS CURIOSIDADES

Fome Física ou Emocional ?

Fome Física ou Emocional ?

A fome aparece a qualquer momento, chega de repente, a escolha do alimento é seletiva para satisfazer o prazer imediato e se sente culpado(a) após comer? Isso pode ser prejudicial à sua saúde e simplesmente você está buscando no alimento um escape ao desequilíbrio emocional. Tanto a ansiedade como a depressão podem te levar a se alimentar errado.

Benefícios do maracujá

Benefícios do maracujá

Maracujá, do tupi (mara kuya) "fruto que se serve" ou "alimento na cuia" é um fruto produzido pelas plantas do género Passiflora, também conhecida como maracujazeiro, é espontânea nas zonas tropicais e subtropicais da América, e uma das frutas mais produzidas no Brasil, veja quais os benefícios do maracujá para a saúde.

Dia das Crianças

Dia das Crianças

Receitas simples e fácil para preparar no dia das crianças.